Projeções da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, considerando as tarifas cobradas nas 52 concessionárias de distribuição do país, apontam para uma alta média na conta de luz de 5,6% em 2024. Esse valor é 1 ponto percentual superior à inflação acumulada em 2023, que foi de 4,62%, se acordo com o IBGE. É também superior às projeções feitas para a inflação desse ano, que estão na casa de 3,9%.
Quem deu a previsão do reajuste médio de 5,6% na conta de luz esse ano foi o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. Na ocasião, ele citou algumas razões que são consideradas na alta, como o aumento da rede de energia e encargos setoriais. Vale dizer que, no ano passado, a Aneel estimou alta de 6,8%, no entanto, o aumento efetivo foi de 5,9%.
Em janeiro a Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou que a bandeira tarifária será verde, sem cobrança de custo adicional nas contas de energia elétrica. A continuidade de bandeira verde é consequência das condições favoráveis de geração de energia, situação que permanece há 21 meses, desde abril de 2022.
Criado em 2015, o mecanismo das bandeiras tarifárias proporciona transparência ao custo real da geração de energia. Mensalmente, a ANEEL monitora e faz projeções de acionamento das bandeiras, válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN).