A economia brasileira encolheu no mês de novembro. É o que indica o Índice de Atividade Econômica do Banco Central. Conhecido pela sigla IBC-Br, o indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto, o PIB.
Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o indicador apresentou retração de 0,55% no penúltimo mês do ano passado, na comparação com outubro, considerando os dados ajustados para o período.
De outubro para novembro de 2022, de acordo com a autoridade monetária, o IBC-Br o passou de 143,85 pontos para 143,06 pontos.
Na comparação com novembro de 2021, no entanto, o indicador do nível de atividade da economia brasileira registrou crescimento próximo a 1,7%. Em 12 meses, também houve alta, que foi de 3,15%.
Lembrando que resultado oficial do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, é apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
E o cálculo do IBGE é um pouco diferente do que é feito pelo Banco Central, já que o Instituto considera também o lado da demanda, não apenas da produção.
Os dados mais recentes do IBGE se referem ao terceiro trimestre de 2022, período em que o PIB apresentou variação positiva de 0,4% frente ao trimestre anterior.
Em valores correntes, o PIB totalizou, no período em questão, R$ 2,544 trilhões.
Rádio 2