Recentemente a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou números animadores sobre a produção de motocicletas. No mês passado, o Polo Industrial de Manaus teve o melhor mês de agosto desde 2012, com um crescimento na produção de motos em 11,4% em relação a julho.
O acumulado do ano é 12,1% maior do que o mesmo período em 2023. Foram quase 164 mil unidades produzidas só no mês passado. Segundo a Abraciclo, o mercado está aquecido, especialmente para modelos de baixa cilindrada, que são os mais baratos.
Essa modalidade é ideal para a primeira motocicleta do consumidor, ou uma opção de baixo custo para a troca do veículo. As motos de baixa cilindradas respondem por 78,9% do mercado.
O aumento de produção também é visível na área de regulamentação. Em agosto de 2024, os pedidos de emplacamento subiram 4,5% em relação a julho, em uma marca que é 14,8% maior do que a registrada em agosto de 2023. Por outro lado, o setor de bicicletas apresenta números que não são tão positivos.
Apesar da produção de agosto ter sido 17% melhor do que julho, quando se comparam com as marcas de 2023, percebe-se que a produção foi 29,2% menor em relação a agosto do ano passado.