A rede pública estadual de ensino de Minas Gerais já está se preparando para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é um conjunto de avaliações, composto por testes e questionários, aplicado a cada dois anos para a rede pública de ensino do Brasil e para uma amostra de escolas da rede privada. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo do Saeb é mensurar a qualidade da educação e a efetividade das ações de ensino e aprendizagem utilizadas em âmbito nacional com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais. Neste ano, a prova será realizada entre os dias 23/10 e 10/11.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem incentivado a participação compromissada dos estudantes da rede estadual, tendo em vista que os resultados obtidos no Saeb fazem parte da equação que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que aponta a qualidade da educação. A aplicação das avaliações do Saeb 2023 pelas escolas públicas é obrigatória. A rede estadual mineira conta com a participação de mais de 410 mil estudantes, pertencentes às faixas escolares correspondentes ao público referência.

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Júlia Drumond, ressalta a importância de toda a comunidade escolar se engajar para que os estudantes saibam a importância desses testes. “Aqui em Minas Gerais, nós já estamos mobilizados para que exista uma grande participação. É a partir dos resultados do Saeb que nós conseguimos avaliar a qualidade da educação e redirecionar o trabalho pedagógico”, frisa.

A partir deste ano, a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) contará com novidades. Como a aplicação eletrônica para diretores e professores, e a expansão da população de referência, contemplando também docentes das turmas amostrais do 2º ano do ensino fundamental e de ciências da natureza e ciências humanas do 9° ano do ensino fundamental, entre outras mudanças.

Participam do Saeb 2023, de forma censitária, estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, e, de maneira amostral, estudantes do 2º ano do ensino fundamental. São avaliados conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, e, para os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, conteúdos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, de forma amostral. Diretores e professores, de escolas públicas e particulares, também participam por meio de questionários eletrônicos, conforme estabelecido pela portaria que regulamenta a avaliação.

Próximo artigoCaixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Artigo anteriorInscrições para o Concurso Público da Cemig estão abertas