A Receita Federal deposita nesta quinta-feira, 30 de setembro, os valores da restituição do Imposto de Renda para os contemplados no quinto e último lote de devoluções de 2021.
O crédito bancário será feito para 358 mil, 162 pessoas, num valor total de 562 milhões de reais. De acordo com o Fisco, pouco mais de 76 mil e 500 são contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
Os demais, num total de 281.604 pessoas, são contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro. O pagamento, vale lembrar, é depositado na conta bancária informada no momento do envio do documento para a Receita.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, porque a conta foi desativada, por exemplo, o contribuinte tem até um ano para fazer o resgate dos valores, que ficam disponíveis no Banco do Brasil. Esse, como dito, é o último lote regular de restituição deste ano.
Se você não recebeu a restituição nesses 5 lotes que já foram liberados pela Receita, é porque caiu na malha fina e terá o documento analisado em detalhes pelo Leão.
A partir de outubro, o Fisco passa a liberar as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.