O Senado aprovou em 1º turno o texto-base da reforma da Previdência. Foram 56 votos a favor e 19 contra. Para que a medida avançasse eram necessários 49 votos, equivalentes a três quintos dos senadores mais um.
Após a votação de três destaques, que são propostas para alterar o texto original, já na madrugada de hoje (2), os senadores decidiram suspender a sessão e votar os destaques pendentes a partir das 11h desta quarta-feira (2). Só após a análise de todos os destaques, a votação em 1º turno da reforma da Previdência no Senado será concluída.
Na votação dos destaques, os senadores aprovaram a proposta da oposição que retira do texto da reforma a mudança nas regras de concessão do abono salarial. Dessa forma, fica mantida a regra atual, que concede o benefício anual a quem ganha até dois salários mínimos (R$ 1.996 atualmente). O governo queria reduzir esse teto para cerca de R$ 1.400. Com isso, a economia prevista com as novas regras foi reduzida.
A proposta da reforma da Previdência ainda precisa ser aprovada em 2º turno para ser promulgada, e as novas regras de aposentadoria, pensões e auxílios passarem a valer. De acordo com a Agência Brasil, a expectativa é que isso aconteça antes do dia 10.