A Câmara Municipal de Monte Carmelo aprovou, na última semana, os projetos de lei que criam a Sala Mineira do Empreendedor e a Comissão Permanente da Micro e Pequena Empresa na casa. A votação, ocorrida em 12 de novembro, aprovou os dois projetos em 1º e 2º turno, por unanimidade.
A Sala Mineira do Empreendedor é resultado de uma parceria entre o Sebrae Minas, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e as prefeituras municipais das cidades contempladas pela iniciativa. Seu objetivo é melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo o estado, atuando lado a lado com as administrações municipais e oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. A Sala oferece orientações e informações para quem quer empreender, além de serviços como consulta de viabilidade do negócio, emissão de alvará de funcionamento, protocolo do licenciamento municipal, entre outros.
De acordo com o analista do Sebrae Minas, Renato Moreira Silva, diferentemente da maioria das cidades mineiras, Monte Carmelo optou por criar a Sala do Empreendedor por meio de um projeto de lei. “Isso reforça, mais uma vez, que Monte Carmelo é uma cidade empreendedora, onde o executivo, o legislativo e demais entidades estão preocupadas com a temática do empreendedorismo, que na visão do Sebrae, é a prerrogativa principal para o desenvolvimento econômico local”, afirma Renato.
Já a Comissão Permanente da Micro e Pequena Empresa, que será composta por três vereadores, trabalhará para que as micro e pequenas empresas possam prosperar no município e sejam colocadas sempre na pauta principal nas reuniões da Câmara.
Tanto a Sala Mineira do Empreendedorismo quanto a Comissão Permanente da Micro e Pequena Empresa de Monte Carmelo são desdobramentos do Programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), desenvolvido por dois anos na cidade pelo Sebrae. O projeto tem o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, qualificando e integrando lideranças do município. A partir do Programa Líder, a cidade passou a contar com o Centro de Inovação Tecnológica (Unifucamp), o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, o projeto de Educação Empreendedora nos ensinos fundamental e médio do município, entre outras ações.
A expectativa é que a Sala Mineira do Empreendedor seja inaugurada no próximo dia 09 de dezembro.