Foto/Divulgação Internet

A pandemia causada pelo novo coronavírus desencadeou uma crise econômica para empresas de diversos portes e segmentos e, especialmente, para os pequenos negócios, o que aumentou a busca pelos serviços do Sebrae. Dados de um estudo recente feito pela instituição aponta que, em 2020, já foram realizados mais de 293 mil atendimentos em Minas Gerais, tanto presenciais, quanto a distância. Em abril, foi registrado um salto de 21% nos atendimentos, em relação a março. Desde que foram decretadas as medidas de isolamento social e fechamento do comércio, os atendimentos a distância passaram a representar mais de 95% do total.

Em Minas Gerais, são mais de 2,4 milhões de pequenos negócios, entre micro e pequenas empresas (MPE), microempreendedores individuais (MEI) e produtores rurais.  Os MEI já somam mais de 1,1 milhão. Entre os temas mais demandados nos atendimentos, no período de março a maio deste ano, estão legislação do MEI, leis, finanças, vendas, acesso ao crédito e marketing digital.

Apoio ao empreendedor

Desde o início da crise, o Sebrae Minas adotou diversas medidas para apoiar e orientar os empreendedores. Na semana passada, foi lançada a campanha “Sebrae Responde”, com uma programação 100% online e gratuita para quem já é, ou deseja se tornar MEI. A campanha vai até o dia 29 de maio, e inclui super lives, vídeos, podcasts e uma coletânea de conteúdos sobre a abertura, formalização e o dia a dia do MEI, em um cenário de desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus. Os conteúdos respondem as principais dúvidas dos empreendedores nos atendimentos. Para conferir a programação, acesse sebrae.com.br/minasgerais.

Além disso, no final de março, o Sebrae Minas criou a campanha “Em frente, empreendedor! Conte com o Sebrae na luta contra o coronavírus”. No portal sebrae.mg, foram disponibilizados gratuitamente conteúdos em diversos formatos como webinars, palestras on-line, cursos, cartilhas e e-books. O Sebrae também intensificou o atendimento a distância, com serviços de orientação e consultoria por chat, e-mail e telefone.

Desde o dia 4 de maio, foi retomado, gradativamente, o atendimento presencial nas 58 agências do Sebrae Minas em todo o estado. Mais da metade das agências voltaram as atividades, seguindo as determinações previstas nos decretos municipais. O empreendedor que deseja um atendimento presencial, deve realizar o agendamento pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (31)9 9822-8208.

Próximo artigoComitê Municipal decide pela reabertura dos restaurantes Monte Carmelo
Artigo anteriorRF paga nesta sexta-feira (29) as restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020