No decorrer da segunda quinzena de outubro de 2020, a combinação da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, com a presença de ar úmido e quente vai estimular a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste, com potencial para grandes volumes de chuva acumulados.
O mapa mostra a média de chuva normal para outubro no Brasil, calculada pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – para o período de 1981 a 2010, com destaque para a Região Sudeste. Para a maioria das áreas do Sudeste, a média de chuva varia de 100 a 140 mm. Em áreas do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Mantiqueira, Vale do Paraíba (SP), norte e centro-oeste de São Paulo, a média de chuva varia de 140 a 180 mm.
De acordo com os prognósticos a última semana do mês será de muita chuva. A indicação é de elevados volumes entre os dias 26 e 30 de outubro. A chegada de uma frente fria por volta do dia 25 deste mês e a formação de uma grande área de baixa pressão, juntamente com as condições de vento favoráveis na média e alta atmosfera serão os responsáveis pelo elevado volume de chuva.
Os volumes mais elevados são esperados para Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo.
Os mapas mostram a projeção do volume de chuva estimado pelo modelo atmosférico GFS, para as pêntadas de 18 a 22 e de 22 a 27 de outubro de 2020, com destaques para a Região Sudeste.
Observe os volumes de chuva previstos para as faixas de cores destacadas nos quadrados vermelhos. Para a maioria das áreas da Região Sudeste, isto representa toda a chuva de outubro. Se as previsões se confirmarem, várias áreas especialmente de Minas Gerais terão em 15 dias mais chuva do que a média normal para todo mês de outubro.