“Falar é a melhor solução”. Este é o slogan da campanha Setembro Amarelo, que consiste em um mês de ações de prevenção ao suicídio e teve início no ano de 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades nacionais, como o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Na Universidade Federal de Uberlândia, a campanha foi rebatizada como “Mês para a Vida – Setembro Amarelo”. Ela vem sendo promovida há três anos, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), por meio das suas Divisão de Saúde (Disau) e Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve). As atividades da edição de 2019 começaram na última quinta-feira, com a Roda de Conversa “Precisamos falar sobre o suicídio”, mediada pela psicóloga Meirilane Naves, no Campus Monte Carmelo.
A programação terá continuidade em todas as unidades da instituição ao longo das próximas semanas, se estendendo até o dia 26. O “Dia D” será nessa terça-feira, 10, quando estão agendadas atividades nos campi Santa Mônica, Umuarama, Pontal, Patos de Minas e Monte Carmelo.