O Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU) aprovou nesta sexta-feira, 10/07, o Calendário Acadêmico Especial da Graduação que prevê a oferta de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE), por meios digitais, durante o período de pandemia da Covid-19.
Serão dois períodos letivos especiais, com duração de nove semanas cada. Na primeira etapa, as atividades serão realizadas de 10 de agosto a 10 de outubro (veja cronograma abaixo). A segunda será realizada de 22 de outubro a 22 de dezembro. A participação dos estudantes e docentes é facultativa.
Para garantir a participação dos alunos nas atividades remotas, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) vai implementar projeto de auxílio emergencial. O objetivo é promover inclusão digital de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O edital será lançado em breve, antes do início das aulas.
A resolução prevê que os colegiados dos cursos, em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), terão autonomia para definir se adotará as atividades remotas e, caso participem, quais as disciplinas, obrigatórias ou optativas, serão disponibilizadas aos estudantes.
Serão ofertadas disciplinas teóricas e práticas, desde que possam ser realizadas de forma remota. As ferramentas utilizadas podem ser síncronas, com interação simultânea (lives, por exemplo) e assíncronas (que não há necessidade que professor e estudantes estejam conectados ao mesmo tempo).
Calendário regular
O Ministério da Educação autorizou, por meio de portaria, atividades remotas até 31 de dezembro. Vale ressaltar que o calendário acadêmico regular da UFU está suspenso, conforme decisão do Congrad em 26 de junho.