Foto: Alan Rodriggo

Classificada pela terceira vez consecutiva, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sobe para a 47ª posição no Times Higher Education Latin America University Rankings 2022.

O resultado deste ano traz o Brasil liderando, com 72 universidades na lista, seguido, respectivamente, por Chile (30) e Colômbia (29). A metodologia do ranking é elaborada com pesos e medidas balanceadas em relação ao principal ranking, o THE World University Rankings, pautando-se na realidade de cada região. O desempenho é mensurado utilizando 13 indicadores organizados nas áreas de ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e renda da indústria. Detalhes sobre a metodologia utilizada no rankeamento são descritos em publicação feita pelo Times Higher Education.

A partir do resultado publicado em 14 de julho de 2022 pelo Times Higher Education Latin America University Rankings, a UFU conquistou espaço entre as top 50 instituições de ensino superior latino-americanas, no 47° lugar, destacando-se frente aos indicadores das demais universidades da América Latina e Caribe. Dentre as 72 instituições de ensino superior do Brasil na lista, somente 28 delas ocupam espaço no top 50.

No quesito Ensino, um dos indicadores avaliados pelo ranking para mensurar desempenho das instituições, o Brasil obteve a pontuação média mais alta: índice de 55,6.

Os resultados do ranking podem ser encontrados na íntegra no site do Times Higher Education.

Próximo artigoMatrículas de selecionados na chamada regular do Sisu acabam hoje
Artigo anteriorGasolina atinge menor valor médio desde setembro; etanol e diesel também recuam