Alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão com as aulas suspensas desde o dia 18 de março, após adotar recomendação do Comitê de Monitoramento da UFU à Covid-19. Para contornar a situação, a saída que a instituição encontrou foi criar atividades totalmente on-line, como o “Festival de Cultura #UFUemCasa”.
O projeto é iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult). A proposta consiste na realização de um festival que pode ser acessado livremente a partir de dispositivos conectados à internet. O festival começou na última terça-feira (31).
Conforme a universidade, o objetivo é estimular a difusão e a criação de bens artísticos e culturais de diversos gêneros, que serão propostos por artistas e demais agentes culturais. As ações serão divulgadas pelas redes sociais e outros meios de comunicação da instituição de forma gratuita.
Segundo a UFU, o festival é composto por quatro eixos. Veja abaixo as informações dispostas.
- Eixo I – Produções dos Programas de Fomento à Cultura da Proexc: serão divulgadas as produções artísticas e culturais em formato digital do Programa Institucional de Apoio à Cultura e Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, apoiadas por meio de editais de fomento à cultura da Proexc.
- Eixo II – Ações Promovidas pela Proexc: promoção de ações artísticas e culturais realizadas pela própria Proexc, como: Cine UFU, Coral da UFU, ações do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, Arte na Praça, Orquestra Popular do Cerrado.
- Eixo III – Museu do Índio e Sistema de Museus da UFU: Divulgação de ações desenvolvidas pelo Museu do índio e demais unidades museais que integram o Sistema de Museus da UFU.
- Eixo IV – Fomento à Criação Artística para difusão por meio de mídias digitais: Serão selecionados até 20 propostas artísticas em diversas linguagem por meio de edital e também será dada a cada uma delas uma bolsa de R$ 400. As propostas devem ser apresentadas por estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFU. A chamada pública será lançada em breve.
Os demais interessados que não integram a comunidade acadêmica da UFU podem enviar os materiais, mas não concorrem às bolsas.
Fonte: G1/Triangulo