Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária mineira é estimado em R$ 91 bi para 2020

Divulgação / Seapa

O indicador que representa uma estimativa da geração de renda no meio rural, o Valor Bruto da Produção (VBP), divulgado mensalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), deve alcançar R$ 91 bilhões em Minas Gerais em 2020. O total representa um crescimento de 23% em relação ao ano passado. A participação do estado é de 10,7% em relação ao Valor Bruto da Produção nacional.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Carlos Eduardo Bovo, explica que o resultado positivo é fruto de uma conjunção de fatores. “Um dos aspectos que influenciam é que Minas vem apresentando, nos últimos anos, um crescimento expressivo em sua produção e, também, da produtividade, conseguindo produzir muito mais em uma mesma área. O aumento na demanda por alimentos, tanto no mercado interno quanto no externo, muito impulsionado pela pandemia, também acabou estimulando a exportação de alguns produtos, como carne, soja e milho. Isso sem falar na variação da taxa do dólar, que está favorável ao comércio exterior”, detalha.

Ele também destaca que os números bastante positivos estimulam a continuidade desse ritmo de crescimento. “O agricultor manteve o ritmo de produção durante toda a pandemia e, com esse cenário de um mercado favorável, há um estímulo para que os produtores continuem investindo no aumento da produção”, complementa Bovo.

Sair da versão mobile